Governo disponível para aumentar verba à agência Lusa - TVI

Governo disponível para aumentar verba à agência Lusa

Jornalistas [Reuters]

Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, assumiu aumento de indemnização compensatória em 2017, depois de a proposta inicial de Orçamento do Estado prever um corte na verba atribuída à agência de notícias

O ministro da Cultura disse hoje, no Parlamento, que o Governo está disponível para aumentar a indemnização compensatória destinada à Lusa em 2017, depois de a proposta inicial de Orçamento do Estado prever um corte na verba atribuída à agência de notícias.

Manifestamos aqui a disponibilidade do Governo para acolher uma iniciativa do Parlamento no sentido de que este esforço da Lusa prossiga sustentadamente", disse hoje Luís Filipe Castro Mendes em audição perante os deputados da Comissão de Cultura e Comissão de Orçamento e Finanças.

Segundo o governante, é importante que a Lusa tenha meios adequados para "dar resposta aos desafios do setor" e ao mesmo tempo "preservar a sua atividade", que disse que se distingue pela independência, rigor, rapidez e celeridade.

No início do mês, a deputada do PS Gabriela Canavilhas, antiga ministra da Cultura, anunciou que a bancada socialista "vai apresentar na especialidade" uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado sobre a indemnização compensatória para a Lusa.

A proposta orçamental inicial prevê uma indemnização compensatória para a Lusa de 13,240 milhões de euros no próximo ano, contra os 15,838 milhões de euros atribuídos em 2016, ou seja, menos 2,6 milhões de euros.

Continue a ler esta notícia