Investimento privado em Angola duplica no primeiro semestre - TVI

Investimento privado em Angola duplica no primeiro semestre

Dinheiro

Mais de 60% do valor investido é proveniente de capital privado nacional e 32% é de origem estrangeira

Relacionados
Angola atingiu no primeiro semestre deste ano um investimento privado avaliado em 1,2 mil milhões de dólares, anunciou o coordenador da Comissão de Gestão da Agência Nacional de Investimento Privado (ANIP), Aguinaldo Jaime.

Os números deste ano - 1,255 mil milhões de dólares (988,5 milhões de euros) - superaram os do mesmo período de 2009, que atingiu os 450 milhões de dólares (354 milhões de euros).

O coordenador da ANIP avançou o número na segunda-feira durante a realização de um Fórum de Investimento e Negócios Angola-Japão, no âmbito da visita de uma delegação japonesa ao país, para promover parcerias comerciais entre os dois Estados.

Indústria transformadora gera 11 mil empregos

Segundo Aguinaldo Jaime, 64% do valor investido é proveniente de capital privado nacional e 32% é de origem estrangeira, todos aplicados na indústria transformadora, que deram emprego a 11.608 pessoas, fora do sector petrolífero, escreve a Lusa.

O responsável da ANIP apelou aos investidores para que se interessem também pelo sector da agricultura, potencial área geradora de empregos.

«Hoje, os empresários estão a investir na indústria, deixando para trás o sector agrícola e gostaríamos de convidar-vos a investir na agricultura», apelou Aguinaldo Jaime.

A delegação japonesa, chefiada pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros do Japão, Osamu Fujimuro, deslocou-se a Angola para identificar novas áreas de investimento, tendo assinado vários acordos nomeadamente uma troca de nota para a modernização do Centro de Formação Profissional de Viana, estimado em 10 milhões de dólares (7,87 milhões de euros).

Foi igualmente assinado um acordo para a reabilitação da fábrica de tecidos Textang II, que impulsionará a produção de algodão em Angola.

A delegação, que deixa esta terça-feira o país, negociou igualmente um acordo de protecção recíproca de investimento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados