Grécia: 6 mil milhões já “desapareceram” - TVI

Grécia: 6 mil milhões já “desapareceram”

  • Redação
  • DC - Notícia inserida às 09:00
  • 20 jul 2015, 17:48
Manifestação frente ao Parlamento grego (Reuters)

Atenas pagou reembolsos em falta ao FMI que tinha falhado. Pagou ainda um reembolso ao Banco Central Europeu de 3,46 mil milhões de euros em obrigações do tesouro

Relacionados
A Grécia já deu ordem para fazer reembolsos aos credores e “limpar” a ficha de crédito, avança a Bloomberg, citando fonte do Ministério das Finanças grego. Dos sete mil milhões de euros que recebeu do empréstimo-ponte, aprovado na semana passada, Atenas paga ao Banco Central Europeu 3,46 mil milhões de euros em obrigações que vencem esta segunda-feira.

E paga também ao Fundo Monetário Internacional, já que falhou os últimos dois reembolsos, no valor de dois mil milhões de euros. O último pagamento vencia a 13 de julho, no mesmo dia em que o governo grego e os credores internacionais  conseguiram um acordo.

O Eurogrupo deu luz verde às instituições, na passada sexta-feira, para negociarem o terceiro programa de resgate à Grécia. A reunião dos ministros das Finanças da zona euro concluiu que Atenas cumpriu a primeira parte das exigências: fazer aprovar a legislação no parlamento que agrava a austeridade. ​

Esta sgeunda-feira fica também marcada pela reabertura dos bancos gregos, depois de três semanas sem abrir portas.O controlo de capitais mantém-se, mas os levantamentos e as compras com cartão de crédito estão mais flexíveis. 

A Bolsa de Atenas continua encerrada à negociação.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE