Grécia: negociações para terceiro resgate podem durar um mês - TVI

Grécia: negociações para terceiro resgate podem durar um mês

Presidente do Eurogrupo sublinha que a questão do financiamento-ponte é muito complexa

Relacionados
O presidente do Eurogrupo antecipa que as negociações sobre um terceiro resgate à Grécia vão durar cerca de um mês.

Numa conferência de imprensa no final da reunião dos ministros das Finanças desta tarde, Jeroen Dijsselbloem revelou que o Eurogrupo pediu a peritos para analisarem a questão do financiamento-ponte e como vai funcionar, já que é uma “questão muito complexa”.

O responsável acrescentou que poderá haver novo Eurogrupo por teleconferência na quarta ou quinta-feira, depois do parlamento grego votar as medidas prévias exigidas pelos credores.

Tmbém o comissário europeu dos Assuntos Económicos sublinhou que para por em prática o documento final aprovado pelo Eurogrupo "ainda há muito para fazer".

"Os gregos precisam de um Estado mais transparente que trabalhe para os seus cidadãos", defendeu.


O acordo fechado na cimeira da zona euro para se avançar com um terceiro programa de resgate à Grécia, no valor de 86 mil milhões de euros, impõe condições a Atenas com calendários a curto prazo. 

Em relação à dívida, o documento realça que há uma "preocupação" em relação a este tema. Um perdão da dívida está fora de questão, mas a reestruturação poderá passar por alargar o período de carência ou o prazo de pagamento. No entanto, uma renegociação da dívida só será abordada depois da primeira avaliação ao cumprimento do terceiro resgate a Atenas.  

Até quarta-feira, o Parlamento grego tem que aprovar medidas como o aumento do IVA e o alargamento da base tributária para aumentar as receitas fiscais, a reforma do sistema de pensões - incluindo a garantia da sua sustentabilidade a longo prazo -, o assegurar da independência do instituto de estatísticas grego (ELSTAT) e a aplicação integral das principais normas previstas do Tratado de Estabilidade, Coordenação e Governação na União Económica e Monetária.  

Os sindicatos da função pública da Grécia convocam uma greve de 24 horas para esse mesmo dia.

O Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) decidiu esta segunda-feira  manter inalterado o teto máximo da linha de liquidez de emergência aos bancos gregos, revelou um porta-voz da entidade, citado pela agência de informação financeira Bloomberg. Os bancos  vão permanecer encerrados pelo menos por mais dois dias, de acordo com fonte citada pela Reuters. 
Continue a ler esta notícia

Relacionados