Tsipras acredita que acordo está “mais próximo” - TVI

Tsipras acredita que acordo está “mais próximo”

Jean-Claude Juncker e Alexis Tsipras [Foto: EPA]

Primeiro-ministro grego não está preocupado com os 300 milhões de euros que tem de pagar ao FMI na sexta-feira

Relacionados
O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, disse esta quarta-feira que acredita que nos próximos dias a Grécia ficará mais próxima de um acordo com os credores e que as negociações continuarão agora com base em "propostas realistas".

Tsipras reuniu-se esta noite em Bruxelas com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, tendo depois havido um jantar em que também participou o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselboem.

No final, numa curta declaração aos jornalistas, afirmou que o encontro decorreu num "clima amigável" e que serviu para "trocar pontos de vista".

"Acredito que nos próximos dias estaremos mais próximos de um acordo", declarou o governante grego, acrescentando que estará mesmo próximo um entendimento sobre o excedente orçamental primário (sem juros da dívida).

Afirmou ainda que, nesta negociação, é necessário "não fazer os mesmos erros do passado", em que foram seguidas políticas de austeridade duras, mas trabalhar num acordo com base em "pontos de vistas realistas", que são as propostas do governo grego.

Já sobre se os cofres públicos gregos têm dinheiro para pagar 300 milhões de euros na próxima sexta-feira ao Fundo Monetário Internacional, disse apenas: "Não se preocupem com isso".

Em comunicado, Juncker garantiu que foi uma reunião "construtiva", que voltará a encontrar-se com Tsipras e que o "intenso trabalho" vai continuar.
 

"Foram feitos progressos no entendimento de cada um dos lados em relação a várias propostas."



Já o presidente do Eurogrupo afirmou que as conversações com a Grécia foram "boas" e que "continuarão dentro de alguns dias".

"Foi uma boa reunião", Jeroen Dijsselbloem, após o jantar de trabalho que juntou os três líderes europeus em Bruxelas.

O também ministro das Finanças da Holanda acrescentou apenas que as "conversações continuarão dentro de alguns dias".
Continue a ler esta notícia

Relacionados