Plano Juncker já meteu 1,2 mil milhões em Portugal - TVI

Plano Juncker já meteu 1,2 mil milhões em Portugal

  • 24 abr 2017, 16:42
Trabalho (Arquivo)

Chefe da Comissão Europeia em Portugal diz que verbas foram aplicadas em 13 projetos. E espera que possam gerar investimento de 3,8 mil milhões de euros.

A chefe da representação da Comissão Europeia em Portugal disse esta segunda-feira que o Plano Juncker apoiou 13 projetos nacionais, com um financiamento de 1,2 mil milhões de euros, que deverá gerar 3,8 mil milhões de euros de investimento.

Sofia Colares Alves falava em Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, onde visitou a empresa de cerâmica Dominó, apoiada no âmbito do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos e que exporta 65% da sua produção para 60 mercados no estrangeiro.

A Dominó é o exemplo do que gostaríamos de ter pelo país fora. Foi uma empresa que através do apoio da União Europeia conseguiu recuperar uma indústria tradicional, que sofreu momentos de crise, e conseguiu renovar-se, inovar, expandir-se para mercados e, sobretudo, encontrar novos produtos que dessem resposta a novas necessidades", sublinhou a chefe da representação.

No chamado Plano Juncker, os apoios são concedidos pelo Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos criado pela Comissão Europeia e Banco Europeu para o Investimento.

Às vezes a União europeia é vista como um projeto muito distante e isotérico e as pessoas não têm consciência que isto as afeta, está presente no seu dia a dia. A Dominó, através do seu efeito multiplicador e de valor acrescentado, é um exemplo de como a União Europeia conseguiu apoiar um projeto que criou mais emprego, mais crescimento económico", considerou a responsável.

Aumento das verbas do Plano

A representante da Comissão Europeia, Sofia Colares Alves, adiantou que, devido ao seu sucesso na Europa, está a ser negociado um aumento do Plano Juncker de 300 mil para 500 mil milhões de euros, que terão de ser utilizados até 2020.

O Plano de Investimentos para a Europa, conhecido por Plano Juncker, pretende incentivar o investimento na economia europeia, de forma a fomentar a criação de emprego, o crescimento económico e reforçar a capacidade de produção e de infraestruturas.

Nos 13 projetos apoiados até à data em Portugal, 665 milhões de euros foram financiados pelo Banco Europeu para o Investimento.

Sofia Colares Alves adiantou que vão ser realizadas mais iniciativas em Portugal para aproximar e divulgar as vantagens da UE para as pessoas, considerando que, atualmente, existe essa necessidade de "chegar diretamente ao cidadão comum".

Continue a ler esta notícia