BEI: Portugal é «modelo» para países sob resgate - TVI

BEI: Portugal é «modelo» para países sob resgate

Presidente do BEI, Werner Hoyer

Presidente do Banco Europeu de Investimento, ex-deputado do parlamento alemão pela ala liberal, elogia esforços na «redução dos custos do trabalho»

Portugal é um «modelo para países com programas de ajustamento», disse esta sexta-feira, em Lisboa, o presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI).

Werner Hoyer discursou na cerimónia de assinatura de contratos de crédito entre o BEI e Portugal, que incluíram a extensão de uma garantia de carteira de 2,8 mil milhões de euros e o pagamento de 450 milhões de euros para o co-financiamento de projetos com fundos estruturais da União.

Falando ao lado de Vítor Gaspar, Werner Hoyer disse que «as grandes forças políticas estão substancialmente alinhadas quanto à necessidade de mudança» em Portugal, que tem sido um «modelo» para outros países sob a égide de programas de assistência.

Hoyer, que antes de presidir ao BEI era deputado no parlamento alemão pelo partido liberal, disse que as reformas em Portugal «já produziram os primeiros resultados económicos», nomeadamente a «redução nos custos de trabalho» e o reequilíbrio da balança de transações correntes.

O presidente do BEI notou ainda que, desde o início da crise financeira, em 2008, o BEI «já forneceu a Portugal 12 mil milhões de euros» em crédito.

O BEI é uma instituição de crédito da União Europeia vocacionada para o financiamento de projetos a longo prazo. Em 2009, o seu capital ascendia a 232 mil milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE