Desemprego em Portugal é mais do dobro da OCDE - TVI

Desemprego em Portugal é mais do dobro da OCDE

Centro de emprego (MIGUEL A. LOPES/LUSA)

Portugal volta a ser o 3º país da OCDE com maior desemprego. Taxa subiu de 17,3% em dezembro para 17,6% em janeiro

Portugal voltou em janeiro a ser o terceiro país da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) com a maior taxa de desemprego, de 17,6%, enquanto a zona euro atingiu um novo máximo histórico.

Segundo dados da OCDE divulgados esta terça-feira, a taxa de desemprego em Portugal subiu de 17,3% em dezembro para 17,6% em janeiro deste ano, que apenas foi ultrapassada pela da Espanha.

Os dados da OCDE, agora divulgados, confirmam assim os números do Eurostat, conhecidos no início do mês.

A taxa de desemprego em Espanha fixou-se em 26,2% em janeiro, ou seja mais 0,1 pontos percentuais do que em dezembro.

Os últimos dados da taxa de desemprego na Grécia são de novembro quando esta se fixou em 27%.

Na zona euro, que inclui 17 países, a taxa de desemprego subiu 0,1 pontos percentuais em janeiro face ao mês anterior, ao passar de 11,8% para 11,9%, continuando a tendência de subida iniciada em junho de 2011.

No conjunto dos 34 países da OCDE, o desemprego também subiu 0,1 pontos percentuais em janeiro face a dezembro do ano passado, ao passar de 8% para 8,1%.

A taxa de desemprego entre os jovens (entre os 15 e os 24 anos) atingiu 24,2% na zona euro, uma subida de 0,2 pontos percentuais face ao mês anterior, com Portugal a ficar em quarto lugar, atrás da Grécia, Espanha e Itália.

A taxa de desemprego jovem em Portugal subiu de 38,3% em dezembro para 38,6% em janeiro.

O desemprego subiu 0,1 pontos percentuais nos Estados Unidos para 7,9% e caiu 0,1 pontos percentuais no Japão e no Canadá para 7% e 4,2%, respetivamente.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE