Desemprego em Portugal mantém-se como 3º mais alto da OCDE - TVI

Desemprego em Portugal mantém-se como 3º mais alto da OCDE

Desemprego em Portugal (Reuters)

Chegou aos 17,5% em março

A taxa de desemprego em Portugal manteve-se nos 17,5% em março, a terceira maior dos países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) para os quais existem dados disponíveis.

Na zona euro, a taxa de desemprego subiu em março para 12,1% - um novo valor máximo - depois de se ter cifrado em 12% em fevereiro.

Ao contrário, no conjunto dos países da OCDE, a taxa de desemprego desceu em março para 8% depois de ter sido de 8,1% em fevereiro.

Na União Europeia (UE), a taxa de desemprego manteve-se inalterada em março face ao mês anterior, em 10,9%.

Em relação à descida da taxa de desemprego no conjunto dos países da OCDE, a organização afirma, contudo, que esta traduz diferentes tendências entre os países.

Dos países da OCDE, o país com a taxa mais elevada é a Grécia, com 27,2% (em janeiro, o último mês disponível), seguida de Espanha, com 26,7% e Portugal, com 17,5%.

Os países com as menores taxas de desemprego, abaixo dos 5%, continuaram a ser em março a Áustria, o Japão e a Coreia do Sul.

Segundo a OCDE, no final de março havia 48,3 milhões de desempregados no conjunto dos países que compõem a organização, menos 0,4 milhões do que em fevereiro, mas mais 13,6 milhões do que julho de 2008.

Nos EUA, a taxa de desemprego caiu em março para 7,6%, contra 7,7% em fevereiro.
Continue a ler esta notícia