Dívida subiu mil milhões em apenas 13 dias - TVI

Dívida subiu mil milhões em apenas 13 dias

Governo falhou mais uma estimativa de dívida

O Governo falou, mais uma vez, as contas. Soube-se ontem que a dívida pública de 2012 ficou acima do que o Governo e a troika previam há menos de duas semanas.

Há 13 dias, quando apresentava as conclusões da sétima avaliação regular pela troika ao programa de ajustamento português, o ministro das Finanças estimava que a dívida pública de 2012 se tinha situado nos 123% do Produto Interno Bruto (PIB). Afinal, o Instituto Nacional de Estatística (INE) diz, no reporte enviado a Bruxelas no âmbito do procedimento de défices excessivos e conhecido ontem, que foram 123,6%.

A diferença, colocada assim, em pontos percentuais, parece mínima: apenas seis décimas. Mas, traduzida por milhões, esta diferença assume uma dimensão mais percetível: são 1.059 milhões de euros a mais, num total de 204.485 milhões.

Pela primeira vez, a dívida pública portuguesa ultrapassou os 200 mil milhões de euros, após uma subida de quase 20 mil milhões no último ano.

O problema, segundo escreve o «Diário de Notícias», vai tornar-se mais grave daqui a dois anos, altura a partir da qual o novo pacto orçamental europeu prevê que os países devem reduzir em 1/20 por ano a dívida que exceder os 60% do PIB.

No que toca ao défice, o INE estima que se situou nos 6,4%, acima dos 4,9% avançados pelo ministro das Finanças há duas semanas, por excluir receitas correspondentes à transferência dos fundos de pensões da banca, e à venda da ANA, além de incluir despesas de recapitalização da CGD, da Parpública, e novos buracos do BPN.

O impacto das ajudas à banca, escreve o jornal, já ultrapassou os 4 mil milhões de euros, nos últimos três anos.
Continue a ler esta notícia