Espanha atinge Portugal: juros a 2 anos acima de 8% - TVI

Espanha atinge Portugal: juros a 2 anos acima de 8%

Bolsa

Também em Espanha, juros da dívida a 10 anos renovam novo recorde: 7,594%

Relacionados
Imparáveis. Os juros de Portugal voltaram esta terça-feira a disparar no mercado secundário, sobretudo na maturidade a 2 anos, devido à probabilidade de Espanha ter de pedir um resgate global, além do que solicitou para o seu setor financeiro. Os receios em torno da Grécia também não ajudam.

As «yields» a 2 anos estão a subir cerca de 100 pontos base para 8,247%.

As restantes maturidades também registam subidas mas menos expressivas: a 5 anos, os juros chegam aos 9,995% e a 10 anos aproximam-se do patamar dos 11% (10,828%), de acordo com dados da agência Reuters.

Também em Espanha, os juros da dívida a 10 anos renovam um novo recorde: 7,594%, é o valor mais elevado desde que existe euro.

Isto acontece numa altura em que se sabe que a região autónoma de Valência precisa de 3,5 mil milhões de euros para cobrir os seus problemas de défice e de dívida até ao final do ano, enquanto a Catalunha está a estudar se também recorre à ajuda, tendo já anunciado que vai eliminar o subsídio de Natal aos funcionários públicos, ao mesmo tempo que Múrcia já admitiu que precisa de 300 milhões de euros, com aval do Estado.



Estas são apenas três das 17 regiões que compõem Espanha, sendo outras poderão fazer o mesmo pedido. Tal situação atiraria Espanha para uma intervenção externa, muito para lá da que já pediu para os bancos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados