Finalistas da Liga dos Campeões: Real e Atlético em números - TVI

Finalistas da Liga dos Campeões: Real e Atlético em números

Real é o clube mais valioso do mundo, avaliado em 2.500 milhões de euros. Atlético vale dez vezes menos

Nesta final da liga milionária entram em campo duas equipas com valores muito diferentes. Mas a maior diferença entre as duas equipas mede-se em euros.

Vai ser uma luta de David contra Golias, pelo menos no que toca às finanças. Na final da Liga dos Campeões, o resultado é imprevisível, mas no jogo dos números, o Real Madrid é o gigante.

É o clube mais valioso do mundo na lista da Forbes, avaliado em 2.530 milhões de euros¿ 10 vezes mais que os 252 milhões do Atlético de Madrid.

O clube residente do Santiago Barnabéu é também o que gera mais receitas. Na última época, faturou 519 me em receitas comerciais e transmissões televisivas. O Atlético de Madrid ficou-se pelos 120.

O Real fatura quatro vezes mais, mas também gasta quatro vezes mais: Florentino Pérez paga 246 milhões de euros em salários aos jogadores; para Enrique Cerezo, a fatura salarial ronda os 64.

No Real não falta dinheiro para gastar: foi o clube europeu que mais gastou em transferências para construir o plantel: 536 milhões de euros, quase 7 vezes mais que os 80 milhões desembolsados pelo Atlético.

De acordo com o valor dos contratos, o Real tem dois jogadores que valem, cada um, mais do que isso: Gareth Bale, comprado ao Tottenham em 2013 por cerca de 100 milhões, e Cristiano Ronaldo, que custou ao clube 94 milhões de euros em 2009.

Mas em valor atual de mercado, o plantel do Real vale 571 milhões, mais do dobro dos colchoneros (280 milhões de euros).

Mas os números valem o que valem. O mais modesto Atlético venceu a Liga espanhola esta época e ainda não foi derrotado uma única vez nesta edição da Liga dos Campeões. Para este sábado, na luta entre David e Golias, pode até haver favoritos, mas no futebol, tudo é possível.
Continue a ler esta notícia