Governo faz campanha pela Europa para vender dívida a dez anos - TVI

Governo faz campanha pela Europa para vender dívida a dez anos

Momento pode ser favorável à confiança dos investidores

O Governo vai iniciar uma campanha na Europa para promover a venda de dívida pública a dez anos. A iniciativa arranca para a semana que vem, já depois de conhecidos os resultados da sétima avaliação da troika, e na expetativa de que seja favorável.

Na quarta-feira que vem, o Governo vai fazer dois leilões de Bilhetes do Tesouro a 3 e 18 meses, num total de 1.250 a 1.500 milhões de euros. É a terceira vez que o país vai aos mercados este ano e o Governo está já a preparar o terreno para emitir dívida de longo prazo.

Será o maior teste à confiança dos investidores, depois de um primeiro teste, em janeiro, com a emissão de obrigações a 5 anos, em que o país pagou uma taxa de juro a rondar os 4,9%.

A tática do Governo é conhecida: aproveitar janelas de oportunidade, em que a atitude dos mercados está mais favorável. Esta pode muito bem ser uma delas, se a sétima avaliação da troika à implementação do programa de ajustamento português, concluída ontem, for positiva.

Nesta janela há espaço ainda para outros acontecimentos favoráveis a Portugal: o país deverá ter mais um ano para reduzir o défice orçamental e também ganhar mais tempo para reembolsar os empréstimos internacionais.

Um momento que parece ser o «ideal» para testar as águas, até porque, como disse esta quinta-feira o presidente do Banco Central Europeu (BCE), os investidores mostram um renovado interesse na dívida dos países do euro, especialmente os que estão sob pressão.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE