Merkel: «Quero que a Grécia continue no euro» - TVI

Merkel: «Quero que a Grécia continue no euro»

Chanceler alemã elogiou caminho que está a ser seguido pelo governo de Atenas. Samaras diz que «o povo grego está a sangrar»

Relacionados
Grécia e Alemanha celebraram a paz num encontro entre Angela Merkel e Andonis Samaras em Atenas. Os gregos querem inverter a tendência de afastamento da União Europeia e a visita da chanceler alemã apresenta-se como um novo caminho para a convergência de opiniões no seio das instituições.

Na conferência de imprensa após a reunião, Samaras começou por dizer que «o povo grego está a sangrar neste momento, mas está determinado a ganhar competitividade e reerguer-se», mas as palavras de maior incentivo surgiram do lado germânico.

«Muito do caminho já foi percorrido, há um progresso diário. Este é um esforço que deve ser reconhecido, caso contrário poderemos ter de enfrentar circunstâncias ainda mais dramáticas no futuro», frisou, garantindo: «Estou agora em melhor posição para dizer o que passa no país e quero que a Grécia continue na zona euro».

A chanceler proferiu estas palavras envergando a mesma indumentária que que usou quando a seleção da Alemanha venceu à Grécia no Euro2012: o mesmo casaco verde-azeitona, com um básico branco e um colar escuro a rodear o pescoço.

Samaras, por seu lado, refere que o trabalho que resta fazer tem a ver com «medidas estruturais que tornem o país mais competitivo e que o ajude a virar a página».«Esta visita só pode beneficiar o nosso país e significa que estamos a quebrar com o isolamento da Europa, que é devido em grande parte a erros nossos».

Angela Merkel usou a sua experiência da transição na Europa de Leste para manifestar a compreensão em relação à reação dos gregos. «Sei muito bem, como venho de um país de Leste, que as reformas durarão algum tempo», disse, acrescentando que «a próxima tranche (31,5 mil milhões de euros) irá ajudar a impulsionar a economia grega».

A chanceler alemã aterrou em Atenas às 11:30 e seguiu de imediato para o encontro com Samaras, enquanto milhares de pessoas manifestavam-se na Praça Syntagma, junto ao parlamento grego. Após a curta reunião de cerca de uma hora, Merkel seguiu para um breve encontro com o Presidente grego, Károlos Papoulias. A visita à capital grega durará cerca de seis horas e contempla ainda uma reunião com empresários.
Continue a ler esta notícia

Relacionados