Moody's mantém rating nacional, perspetiva continua negativa - TVI

Moody's mantém rating nacional, perspetiva continua negativa

Bandeira de Portugal

País tem evoluído bem, mas défice e dívida continuam altos, recessão ameaça agravar-se e Zona Euro não ajuda

A agência de notação financeira Moody's decidiu esta quinta-feira manter a classificação da dívida pública portuguesa de longo prazo.

A nota (Ba3) continua três degraus abaixo da barreira de «lixo financeiro».

A agência manteve também a perspetiva negativa da dívida soberana nacional, o que aponta para a possibilidade de uma redução do rating nos próximos tempos.

Na sua nota, a Moody's admite que o país tem feito progressos significativos na consolidação orçamental e nas reformas estruturais e, nos meses recentes, no regresso aos mercados.

Mas, contra Portugal continuam as vulnerabilidades da Zona Euro. No plano interno, conspiram também contra o país os valores elevados de défice e dívida e a probabilidade de a recessão vir a ser este ano maior que a prevista.

A agência avisa que em caso de um aumento significativo do rácio da dívida, que pode originar um segundo resgate, é provável que a classificação de Portugal volte a baixar.

E fica mais um aviso: existe também o risco de os juros da dívida recomeçarem a subir, caso a confiança na recuperação da economia nacional diminua. Outra ameaça é a incapacidade dos líderes europeus em conterem a crise.
Continue a ler esta notícia