Oficial: Portugal coloca 3 mil milhões a 10 anos, paga 5,669% - TVI

Oficial: Portugal coloca 3 mil milhões a 10 anos, paga 5,669%

86% do valor foi absorvido por investidores estrangeiros

Portugal colocou 3 mil milhões de euros em dívida a dez anos, na operação levada a cabo esta terça-feira, confirmou a secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque, em conferência de imprensa.

A taxa de juro média da colocação foi de 5,669%, valor que compara com os 6,716% pagos no último leilão com uma maturidade a dez anos, em janeiro de 2011. Desde o pedido de resgate que não era emitida dívida com uma maturidade tão longa.

A dívida foi colocada com recurso a um sindicato de seis bancos, constituído pelo Caixa BI, Citigroup, Crédit Agricole, Goldman Sachs, HSBC e Société Générale.

A procura mais que triplicou a oferta, ultrapassando os 10 mil milhões de euros, sendo que os investidores estrangeiros absorveram 86% do montante colocado. Do valor total da emissão, 27% foram colocados junto de investidores do Reino Unido, 16% nos Estados Unidos, 10% em França, 10% na Escandinávia e 7% em Itália.

«O empenho demonstrado na consolidação das finanças públicas e na recuperação da nossa credibilidade e confiança junto dos mercados internacionais permitiram esta colocação, com juros mais baixos e procura muito superior à oferta», sublinhou.

Num balanço intermédio da operação, o ministro das Finanças considerou que a mesma foi um «enorme sucesso».

Yves Mersch, um dos membros do BCE, considerou que o sucesso da emissão, com procura dominada por investidores estrangeiros, é uma recompensa dos mercados pelos esforços feitos no nosso país.
Continue a ler esta notícia