Os setores que vão criar emprego em 2013 - TVI

Os setores que vão criar emprego em 2013

Agência Financeira

Há que apontar baterias para os alvos certos na procura de trabalho. Entre no ano com o pé direito

Relacionados
Início do ano, tempo de resoluções. Tempo de procurar - e encontrar - trabalho, numa altura de desemprego recorde em Portugal. Para isso, nada como saber quais os setores com mais potencial de criar postos de trabalho em 2013, para escolher o alvo certo.

Empresas ligadas à exportação, turismo e agricultura podem dar frutos. «De uma forma geral, sempre setores que exportem», ou seja, relacionados com bens transacionáveis, apontou à tvi24.pt Nuno Troni, executive manager da Michael Page, uma empresa de recrutamento.

Um exemplo é a área da metalomecânica. Já as atividades que não forem ligadas à exportação, não tem dúvidas, «vão cair», como é o caso do grande consumo e do retalho. Também o setor farmacêutico e o automóvel - este pela quebra acentuada nas vendas -, não serão nada promissores.

Depois, nas restantes atividades, «a existir algum movimento de mercado, espera-se que seja, por exemplo, na advocacia». Isto porque «há muitas empresas que estão a internalizar o que antigamente tinham em avença com um escritório, de forma a tentar reduzir custos, optando por ter advogados dentro da empresa».

Também o setor de vendas e tecnologias de informação terão uma «procura interessante», ao contrário do secretariado e administrativos.

Mais ofertas para Angola do que para Portugal

Tendencialmente, dada a conjuntura de crise que o país atravessa, não se anteveem «grandes reforços de equipas, mas sim substituir quem não atinja resultados. Desde há três anos que estamos perante um mercado de substituição e não de reforço de equipa».

O responsável da Michael Page faz notar que «a esmagadora maioria das ofertas de trabalho são para Angola e Moçambique. Há até mais ofertas para Angola do que para Portugal, o que é surreal. Há cada vez mais essa tendência: essencialmente quadros técnicos, seja setor de construção, seja tecnologias de informação, por exemplo».

O Governo também elaborou uma lista dos setores-chave na criação de emprego em 2013, a pedido da tvi24.pt.
Continue a ler esta notícia

Relacionados