Tudo em família: como o Madoff mais novo seguiu o irmão - TVI

Tudo em família: como o Madoff mais novo seguiu o irmão

Peter Madoff

Peter declarou-se culpado de crimes associados à mega-fraude que condenou Bernard a 150 anos de prisão

Peter Madoff jurou sempre que não tinha nada a ver com os esquemas do irmão, Bernard, que cumpre 150 anos de prisão pela maior fraude financeira da história. Mas afinal tinha alguma coisa. Agora foi preso, confessou e arrisca 10 anos de prisão.

O irmão mais novo da família Madoff foi detido nesta sexta-feira, acusado de envolvimento na fraude de 65 mil milhões de dólares (52 mil milhões de euros) que levou à condenação de Bernard em 2009. Era um gigantesco esquema de pirâmide, também conhecido como esquema Ponzi, que absorveu dinheiro de milhares de investidores.

Peter, hoje com 66 anos e advogado de formação, desempenhou vários cargos nas empresas do irmão até 2008, tendo sido responsável pela fiscalização das atividades das companhias. Durante o processo de julgamento do seu irmão garantiu sempre desconhecer que este operava um esquema de pirâmide, mas agora admitiu que acedeu a fazer coisas como assinar vários documentos de garantias com canetas diferentes, para parecer que tinham sido emitidos em dias diferentes.

«Estou profundamente envergonhado e terrivelmente arrependido», disse agora, citado pela BBC: «Fiquei chocado e devastado mas apesar disso fiz o que o meu irmão dizia, como fiz consistentemente durante décadas. Sabia que era uma conduta errada e estou profundamente envergonhado.»

Declarou-se culpado, fez um acordo com as autoridades judiciais e encara uma pena de 10 anos de prisão. Agora foi libertado com 5 milhões de dólares de fiança, à espera de conhecer a sentença, o que deverá acontecer a 4 de Outubro.

Em tribunal, a representante do ministério público norte-americano, Preet Barbara, garantiu que, mesmo depois de acusado Peter Madoff, a justiça dos Estados Unidos «não terminou a busca pelos responsáveis pela fraude épica de Bernard Madoff e pela dor épica que infligiu às suas muitas vítimas».

Quanto a Bernard Madoff, que tem hoje 74 anos, cumpre nesta altura numa prisão da Carolina do Norte a sua pena de prisão. Tem data de libertação marcada para 2138.
Continue a ler esta notícia