Um milhão de desempregados em dois anos - TVI

Um milhão de desempregados em dois anos

Emprego vai cair 3,9% este ano e 0,7% no próximo, segundo as estimativas do Banco de Portugal

Relacionados
O Boletim de Verão do Banco de Portugal não fala na taxa de desemprego. Faz antes contas ao emprego, que deverá cair 3,9% este ano e 0,7% no próximo. Uma revisão em alta, no primeiro caso, face às projeções da primavera (3,6%). As previsões mantêm-se no segundo caso. Traduzindo por miúdos isso quer dizer o quê? Que o país, no espaço de dois anos, contabilizará praticamente um milhão de desempregados.

Se, no final de 2011, existiam, segundo os números oficiais, 771 mil desempregados, com o emprego a cair 3,9% este ano isso quer dizer que mais 189 mil pessoas ficarão sem trabalho. No ano que vem, a queda do emprego será de 0,7%. Mais 33 mil pessoas ficarão nessa situação.

Contas feitas, 222 mil novos desempregados que, a somar aos 771 existentes no final de 2011, faz com que as estatísticas sejam negras e evoluam para um recorde: 993 mil desempregados.

Isto numa altura em que a OCDE prevê que o desemprego chegue aos 15,2% este ano e aos 16,2% no próximo. A Organização avisa que o país precisa de crescer para resolver este problema.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE