Pais separados vão poder dividir despesas dos filhos até aos 25 anos - TVI

Pais separados vão poder dividir despesas dos filhos até aos 25 anos

  • VC
  • 24 mai 2017, 08:50

Até aqui, era só até aos 18 anos. Espera-se que alterações entrem em vigor no próximo ano, abrangendo já os rendimentos de 2017

Os pais separados vão poder dividir as despesas dos dependentes, os filhos, até estes completarem 25 anos de idade e não apenas até aos 18, como acontece atualmente.

Esta é uma das mudanças previstas no código do IRS, em discussão no Parlamento. O objetivo é alargar a todas as tipologias de guarda conjunta a possibilidade dos pais dividirem as despesas dos filhos.

O enquadramento legal ainda vigor, que determina que o conceito de guarda partilhada termina quando o filho atinge a maioridade, impede por exemplo, aos pais partilharem gastos com propinas.

A questão da idade não consta dos projetos de lei do PCP e do BE, mas está prevista no projeto de resolução do PS, decorrente de uma recomendação do Governo nesse sentido.

Segundo o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias, existem em Portugal 18.500 filhos menores de pais divorciados com tutela partilhada.

A ideia é que estas alterações entrem em vigor no próximo ano e abranjam já os rendimentos de 2017.

Não é demais recordar que, relativamente às obrigações fiscais em curso, o prazo para entrega do IRS relativo a 2016 está a poucos dias de terminar para todos os contribuintes: 31 de maio é a data limite.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE