O jornal britânico The Guardian lançou esta segunda-feira uma edição online gratuita na Austrália, prometendo independência editorial e uma abordagem multimédia.
A edição online australiana do jornal, arranca com uma entrevista à primeira-ministra australiana, Julia Gillard, indicou a chefe de redação para a Austrália, Katharine Viner.
Os dois principais grupos de media ¿ Fairfax et News Limited (braço australiano do grupo Murdoch, que controla cerca de 70 % da imprensa do país) ¿, optaram por um modelo em que o acesso aos conteúdos é pago.
«A partir de hoje, vamos fornecer artigos, blogs, opinião e interatividade e apoiarmo-nos nas mais recentes tecnologias (...), a fim de atrair os leitores de uma nova forma», declarou a chefe de redação citada pela agência noticiosa francesa AFP.
Segundo o The Guardian, a versão eletrónica do jornal é já consultada regularmente por 1,1 milhões de australianos, colocando o país no quarto lugar do ranking, a seguir à Grã-Bretanha, Estados Unidos e Canadá.
O site do Guardian é o terceiro mais visto no mundo entre os títulos de jornais na Internet, com 38,9 milhões de leitores, de acordo com dados relativos a dezembro, citados pela consultora norte-americana Comscore, especializada em estudos sobre a Internet.
O britânico Daily Mail (50 milhões) e o norte-americano New York Times (48,6 milhões) são os dois mais lidos online.
Há um ano, o grupo Fairfax e o News Limited anunciaram despedimentos em grande escala (1.900 no primeiro e cerca de 1.000 no segundo, de acordo com a imprensa), bem como outras restruturações.
O Guardian Australia recebeu ajuda financeira, cuja quantia não foi revelada, por parte do empresário e filantropo Graeme Wood, que tem vindo a investir no site de informação online The Global Mail, dedicado ao jornalismo de investigação e sem fins lucrativos.
The Guardian lança edição online gratuita na Austrália
- tvi24
- LF
- 27 mai 2013, 08:38
Jornal promete independência editorial e uma abordagem multimédia
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