Espanha destina 3,5 mil milhões a combater desemprego jovem - TVI

Espanha destina 3,5 mil milhões a combater desemprego jovem

Mariano Rajoy (foto Reuters)

Um terço dos fundos é co-financiado pelo Fundo Social Europeu

O Governo espanhol apresentou esta terça-feira um programa de combate ao desemprego jovem, que conta com um orçamento de 3.485 milhões de euros. Do bolo total, um terço do dinheiro vem do Fundo Social Europeu.

O plano, que é para implementar a quatro anos, terá um impacto económico superior a 1.750 milhões de euros, segundo as estimativas do executivo liderado por Mariano Rajoy.

Uma das medidas previstas no programa, que foi já apresentado aos parceiros sociais, é a isenção de contribuições para a Segurança Social para microempresas e trabalhadores independentes que contratarem jovens sem prazo definido.

Quando se trate do primeiro emprego dos jovens, as empresas que tornarem esse contrato num contrato sem termo terão também uma bonificação nas contribuições para a Segurança Social de 500 euros por ano, durante três anos. A bonificação sobe para 700 euros nos casos de jovens mulheres.

As empresas que contratarem jovens na sua área de formação têm uma redução das contribuições sociais até 50%.

O Governo pretende também apoiar a criação de fundos de capital e microcréditos para apoiar a criação de novas empresas.

Quem iniciar uma atividade por conta própria terá direito a um apoio extra: poderá continuar a receber o subsídio de desemprego durante nove meses.
Continue a ler esta notícia