O que é possível fazer para combater o desemprego jovem? - TVI

O que é possível fazer para combater o desemprego jovem?

Especialistas debateram assunto na TVI24

Especialistas em direito do trabalho dizem que há formas de atenuar os números do desemprego jovem. Garantem no entanto que o estudo e a formação continua a ser o melhor meio para conseguir um trabalho. Declarações no programa «Política Mesmo», da TVI24.

«Há muito trabalho que poderia ser feito para atenuar o desemprego. Temos de pensar que temos a geração mais qualificada, o investimento público feito nela que o país não vai aproveitar deve ser pensado. Temos universidades que apostaram nestes jovens, com médias altíssimas, e o que lhes dizemos é que em Portugal possivelmente não há saída», advogou o especialista em direito do trabalho, Luís Gonçalves da Silva.

Maria João Valente Rosa, da Pordata, preferiu fazer outra análise: «O diploma pode ser um passaporte pode ser um bom passaporte para o sucesso, mas não é um fim. Há um processo e porventura são precisas mais formações. A sociedade mudou».

Já o ex-secretário de Estado do Trabalho Luís Paulo Antunes preferiu destacar os bloqueios existentes. «É verdade que o problema do emprego só se resolve com crescimento económico, mas não deixa de ser verdade. As empresas não vão contratar mais pessoas se não tiverem condições para crescer, se não tiverem consumidores para adquirir os seus produtos», frisou.

O presidente da Cáritas, por seu lado, destacou um elemento não mensurável. «Se nós deixarmos cair esta esperança de rasgar um futuro, em que as pessoas tenham autonomia financeira é dramático. Se as pessoas perdem auto-estima teremos um problema muito grave, porque podemos resolver o défice, mas depois não temos as pessoas motivadas para galvanizar o país», considerou Eugénio da Fonseca.
Continue a ler esta notícia