Rajoy pede a Bruxelas que defenda dívidas soberanas - TVI

Rajoy pede a Bruxelas que defenda dívidas soberanas

Mariano Rajoy (LUSA)

Presidente do governo espanhol lançou apelo em defesa do euro

Relacionados
O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, apelou esta quarta-feira à União Europeia (UE) que lance uma mensagem «clara e contundente» em defesa do euro e da sustentabilidade das dívidas públicas dos países da moeda única, no dia em que os juros da dívida de Madrid superaram os 6,5%, um novo recorde.

Rajoy deixou o apelo, em curtas declarações aos jornalistas no Congresso de Deputados, depois de ser questionado sobre o aumento do risco da dívida espanhola, que hoje ultrapassou os 500 pontos base, com o Ibex35 a cair para níveis de 2003.

O chefe do Governo reconheceu que a situação em Espanha é «muito complicada» e que para o país é «muito difícil» financiar-se a preços razoáveis, afirmando que o Governo está a tomar as medidas «corretas» mas que agora cabe à UE atuar.

Rajoy falava aos jornalistas após ter intervindo na sessão de controlo ao Governo, onde admitiu que as medidas do Executivo não vão ter efeito a curto prazo mas são necessárias para tirar Espanha da crise.

Alfredo Pérez Rubalcaba, líder socialista, criticou Rajoy pelo facto das suas medidas não estarem a conseguir controlar o risco da dívida.

Em resposta, Mariano Rajoy disse que só este ano Espanha pagará em juros de dívida cerca de 30 mil milhões de euros pelo que é «insustentável» manter os atuais níveis de défice e dívida pública.
Continue a ler esta notícia

Relacionados