Dívida: Itália paga juro recorde para colocar 3 mil milhões - TVI

Dívida: Itália paga juro recorde para colocar 3 mil milhões

Mercados

Taxa de juro é a mais elevada de sempre

Relacionados
O Tesouro italiano angariou esta quarta-feira três mil milhões de euros em obrigações a cinco anos, com taxas de juro de 6,47 por cento, as mais elevadas de sempre. O primeiro-ministro italiano, Mario Monti, já veio dizer que Itália está em estado de «urgência económica».

Na última operação de colocação de dívida, realizada a 14 de Novembro, a taxa de juro foi de 6,29%, batendo agora um novo recorde desde a criação do euro.

A procura atingiu os 4.252 milhões de euros, permitindo ao Tesouro, que contava emitir entre 2 e 3 mil milhões de títulos, atingir o seu objectivo.

Na segunda-feira, a Itália promoveu uma emissão de 7 mil milhões de euros de obrigações a um ano, mas a taxa de juro baixou ligeiramente para 5,95% face ao recorde de 6,09% atingido a 10 de Novembro.

O governo de Mario Monti adoptou, a 4 de Dezembro, um plano anticrise que inclui medidas de redução do défice de cerca de 20 mil milhões de euros e iniciativas de relançamento da economia superiores a 10 mil milhões de euros, mas os mercados continuam desconfiados da Itália e da sua gigantesca dívida que atinge cerca de 120 por cento do Produto Interno Bruto.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE