Financiamento especializado regista «aumento exponencial» - TVI

Financiamento especializado regista «aumento exponencial»

Dados são da Associação Leasing e Factoring e dizem respeito ao mês de abril

O financiamento especializado inverteu a tendência e aumentou nos primeiros meses do ano, com o leasing a crescer 42,7% em abril e o renting e factoring a registar aumentos mais ligeiros, divulgou hoje a associação do setor.

De acordo com a Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF), o leasing (contrato de arrendamento com opção de compra no final) aumentou 42,7% em termos homólogos, registando um total de investimento no valor de 128,95 milhões de euros em abril.

«Apesar do ambiente de crise no país, que tem levado a uma quebra no investimento», o financiamento especializado regista «um comportamento positivo nos primeiros meses de 2013, tendo registado aumentos exponenciais em Abril, em comparação com o ano anterior», sublinha.

Para a ALF, «este é mais um sinal positivo de como as empresas que atuam no mercado português encaram estas formas de financiamento alternativo como uma opção viável para fazer face à quebra da atividade económica».

O comunicado da associação destaca sobretudo o aumento do leasing imobiliário de 63,7%, para 53,18 milhões de euros, no mês passado, assim como o leasing mobiliário, que avançou 31%, tendo registado um valor de 75,77 milhões de euros.

Também o renting (aluguer a longo prazo) atingiu um valor de 28,16 milhões de euros, correspondente a um crescimento de 3%, depois de terem sido adquiridas 1.560 novas viaturas em abril de 2013, ou seja mais 7,9% face ao mesmo mês do ano anterior (1.446 veículos).

Por sua vez, o factoring, instrumento que garante o recebimento atempado das faturas, aumentou 3,4% face ao período homólogo no volume de créditos tomados, «comparando abril de 2013 (1,629 mil milhões de euros) com abril de 2012 (1,575 mil milhões de euros)».

A mesma tendência verificou-se no confirming (pagamento de faturas) que alcançou os 521,29 milhões de euros, equivalente a um aumento de 4,8%, e sobretudo no factoring dedicado à exportação que subiu 9,6% (131,74 milhões de euros) e «tem vindo a crescer ininterruptamente, já desde antes da crise que afeta Portugal», segundo a ALF.

A Associação sublinha ainda que nos primeiros quatro meses de 2013, o leasing já financiou investimentos no valor de 453 milhões de euros, o factoring tomou 6,136 mil milhões de euros (471 dos quais no apoio à exportação) em faturas e o renting foi responsável pela aquisição de 5.281 viaturas no valor de quase 100 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia