Merkel quer Schauble a liderar Eurogrupo - TVI

Merkel quer Schauble a liderar Eurogrupo

Ministro das Finanças alemão

Isso reforçaria o controlo da Alemanha sobre o bloco da moeda única

A chanceler alemã Angela Merkel propôs que o seu ministro das Finanças, Wolfgang Schauble, seja o próximo líder do Eurogrupo, substituindo o luxemburguês Jean-Claude Juncker.

A notícia foi avançada esta sexta-feira pelo «Financial Times» alemão, que cita fontes não identificadas de Bruxelas e de outras capitais europeias.

A proposta de Merkel, a ser aceite, reforçará o controlo de Berlim sobre o bloco da moeda única.

«Ele [Schauble] tem os melhores trunfos no momento», disse uma fonte, citada por aquele jornal.

O mandato de Jean-Claude Juncker termina em junho. Caso fosse nomeado, Schauble, de 69 anos, continuaria ministro das Finanças da Alemanha. No entanto, aponta o FT Deutschland, teria claramente menos tempo para se dedicar aos assuntos internos.

A especulação à volta de quem sucederá a Juncker na liderança dos ministros das Finanças da Zona Euro tem aumentado nos últimos dias. O primeiro-ministro italiano, Mario Monti, já foi apontado para o cargo, mas descartou essa hipótese, precisamente numa conferência conjunta com Merkel, alegando que já tem responsabilidades suficientes.

E a chanceler alemã recusou nesse dia comentar publicamente sobre quem poderia substituir Juncker.

Fontes de Bruxelas disseram à Reuters que Monti não foi convidado para o cargo, mas que há vários candidatos.

Há ainda a possibilidade de Jean-Claude Juncker se manter à frente do Eurogrupo por mais um mandato. Mas o certo é que o luxemburguês já declinou a intenção de ficar.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE