Novo Banco: PCP chama Maria Luís e Carlos Costa ao Parlamento - TVI

Novo Banco: PCP chama Maria Luís e Carlos Costa ao Parlamento

Pedro Mota Soares, Maria Luís Albuquerque e Carlos Costa

Comunistas querem que a ex-ministra das Finanças e o governador do Banco de Portugal prestem esclarecimentos sobre as garantias que deram de que não haveria prejuízo na resolução do BES

O PCP vai requerer hoje a audição parlamentar da ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque e do governador do Banco de Portugal, para prestarem esclarecimentos sobre as garantias que deram de que não haveria prejuízo na resolução do BES.

O anúncio dos pedidos de esclarecimentos urgentes, na Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, foi feito em conferência de imprensa na Assembleia da República.

O deputado comunista Miguel Tiago recordou que o PCP tem agendada para 3 de fevereiro a discussão em plenário de um projeto de resolução com vista à manutenção do Novo Banco na esfera pública e com nova estratégia.

É ainda é incerto o destino da entidade bancária, sendo que o Governo não exclui a nacionalização.

O Banco de Portugal anunciou, a 6 de janeiro, que o fundo Lone Star é a entidade mais bem colocada para comprar o Novo Banco, convidando-o para um "aprofundamento das negociações".

De seguida, o Ministério das Finanças manifestou a sua esperança de que o processo seja concluído com celeridade, tendo sido noticiada uma oferta de 750 milhões de euros com injeção de mais 750 milhões.

 

Continue a ler esta notícia