Governo: acordo na Grécia é «boa notícia» para Portugal - TVI

Governo: acordo na Grécia é «boa notícia» para Portugal

Marques Guedes

Marques Guedes aplaude acordo para novo resgate em Atenas

Relacionados
O secretário de Estado da Presidência, Marques Guedes, considerou esta quinta-feira que a existência de um acordo na Grécia sobre o plano de austeridade a aplicar no país constitui uma «boa notícia» para a Europa e para Portugal.

«Ainda não conheço [o acordo]. O Governo não o abordou, até porque não o conhecia. Mas obviamente que, se houve um acordo, obviamente isso são boas notícias. E sendo boas notícias para a Europa serão também seguramente boas notícias para Portugal», disse Marques Guedes, no final da reunião do Conselho de Ministros.

O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, confirmou a existência de acordo na Grécia entre os partidos da coligação sobre o plano de austeridade, mas recusou comentar um alegado envolvimento da instituição no perdão de dívida.

O gabinete do primeiro-ministro grego, Lucas Papademos, informou que foi atingido esta quinta-feira um acordo com os parceiros da coligação do governo de união nacional na Grécia sobre o plano de austeridade necessário para que a Grécia receba um segundo resgate das instituições internacionais.

Questionado no final da reunião do Conselho de Ministros o secretário de Estado da Presidência escusou-se ainda a comentar declarações recentes do presidente do Parlamento Europeu.

Num debate gravado em vídeo e hoje noticiado pelo jornal «Público», o presidente do Parlamento Europeu criticou a visita que o primeiro-ministro português fez em Novembro a Angola, na qual admitiu ir à procura de capital angolano para as privatizações em curso.

Schulz já reagiu, negando as críticas: «Apenas reclamei mais solidariedade europeia», disse.
Continue a ler esta notícia

Relacionados