Bolsa de Lisboa em alta com energéticas a recuperarem - TVI

Bolsa de Lisboa em alta com energéticas a recuperarem

Petróleo

Além do petróleo, os analistas e investidores vão dar atenção ao discurso presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos.

É preciso fazer algum esforço para conseguir definir um rumo nas praças europeias esta manhã. O próprio PSI20 abriu em queda e já ganha 0,43% para 4.414,26 pontos.

O principal índice nacional está a seguir, desde ontem, ao ritmo das empresas energéticas, numa altura em que os investidores não conseguem decidir o que pesa mais. Se o fato dos stocks norte-americanos de crude aumentarem, o que faz descer o preço. Se a possibilidade dos países exportadores chegarem a um acordo, em breve, para estabilizar a oferta o que fará subir o valor do crude nos mercados internacionais.

Esta manhã, e com a ligeira alta do petróleo lá fora, no meio da indefinição, a Galp valoriza 0,29% para 12,035 euros. Seguida da EDP que cresce 1,62% para 2,691 euros.

Além do petróleo, os analistas e investidores vão dar atenção ao discurso presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos. Será o primeiro de Janet Yellen depois das eleições no país que ditaram a vitória de Donald Trump, no mesmo dia em que serão divulgados os últimos dados da inflação norte-americana. Um indicador determinante qualquer decisão em matéria de taxas de juro. Dito de uma forma muito simplista, a subida dos preço indicará que a economia está a crescer mais e por isso poderá ser o momento de começar a subir juros para estimular a poupança.

A ajudar o PSI20 está ainda a retalhista Jerónimo Martins. A dona do Pingo Doce cresce 0,20% para 14,900 euros.

Na banca, o dia pode ser de alguma recuperação para o BCP, a aliviar dos mínimos da sessão, ao passo que o prémio de risco voltou a agravar, segundo analistas citados pela Reuters.

Continue a ler esta notícia