Banca dispara em bolsa com novidades no aumento de capital - TVI

Banca dispara em bolsa com novidades no aumento de capital

Bolsa

Zon também ganha quase 6% com proposta de desblindagem de estatutos

Relacionados
A bolsa de Lisboa regista o maior ganho das praças europeias, devido ao disparo nos títulos da banca. BES, BCP e BPI estão animados com o facto de o Banco de Portugal e o Ministério das Finanças estarem a negociar uma forma de o Estado poder ajudar os bancos a reforçar os seus capitais sem que tenha necessariamente de se tornar accionista das instituições, pelo menos na parte do aumento de capital que disser respeito ao impacto da desvalorização da dívida soberana europeia a que estão expostos.

O PSI20 sobe 1,13% para 5.462,48 pontos, com o BES a liderar. O banco dispara 7,51% para 1,26 euros, o BPI trepa 4,06% para 0,46 euros e o BCP avança 6,84% para 12,5 cêntimos. Esta é a quarta sessão de ganhos do banco liderado por Carlos Santos Ferreira, que trazia já a tendência de ganho da semana passada devido aos rumores de que um investidor chinês poderá entrar no seu capital.

Quem também merece destaque a esta hora é a Zon, que trepa 5,79% para 2,23 euros, depois de dois dos seus accionistas de referência, a CGD e a Família Espírito Santo, terem proposto para a próxima Assembleia-geral a desblindagem dos estatutos da empresa, uma vez que actualmente os estatutos estipulam que, independentemente de deter uma percentagem maior de capital, cada accionista só tem os direitos de voto equivalentes a 10%.

No mesmo sector, a PT avança 0,75% para 4,58 euros.

Na energia, a EDP continua a brilhar, ao ganhar 0,99% para 2,35 euros. O grupo chinês que venceu a privatização disse já que quer manter a equipa de gestão da eléctrica nacional.

No resto da Europa predominam também os ganhos, mas mais ligeiros: Paris, Frankfurt e Madrid, ganham menos de 0,5%. Milão destaca-se por ser a única praça europeia no vermelho, a perder 0,52%. Já a praça de Londres continua encerrada, devido às celebrações de Natal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE