BCE abranda compra de dívida para mínimos de dois meses - TVI

BCE abranda compra de dívida para mínimos de dois meses

Jean-Claude Trichet [Miguel A. Lopes/Lusa]

Banco central comprou 603 milhões de euros em obrigações soberanas, o valor mais baixo desde Outubro

Relacionados
O Banco Central Europeu (BCE) comprou 603 milhões de euros em obrigações soberanas, na semana passada, revela a Bloomberg. Este valor contrasta com os 2,67 mil milhões de euros gastos na semana anterior e representa, mesmo, o valor mais baixo dos últimos dois meses.

A instituição liderada por Jean-Claude Trichet disse ainda que esta terça-feira vai iniciar uma operação para retirar liquidez dos mercados, aceitando depósitos a uma semana.

O objectivo é neutralizar os 72,5 mil milhões de euros gastos pela instituição desde o início do programa de compra de dívida soberana, a 10 de Maio, pouco consensual dentro do próprio banco.

A 2 de Dezembro, o BCE afirmou que ia manter as medidas extraordinárias ao sistema bancário europeu, poucos dias depois de a Irlanda ter recorrido à ajuda do Fundo Europeu de Estabilização Financeira.

Ainda assim, o BCE referiu que o programa de compra de dívida é «temporário».

A semana passada o banco central comunicou que vai aumentar o seu capital em cinco mil milhões de euros para 10,6 mil milhões de euros, para se proteger contra eventuais perdas decorrentes das compras de dívida soberana que tem vindo a fazer.
Continue a ler esta notícia

Relacionados