BCE faz 1ª compra de dívida soberana num mês - TVI

BCE faz 1ª compra de dívida soberana num mês

Mario Draghi, BCE

Fontes afirmam que instituição comprou dívida portuguesa de curto prazo

O Banco Central Europeu (BCE) voltou a comprar dívida soberana na semana que terminou a 9 de Março. Segundo divulgou a instituição esta segunda-feira, na semana em causa foram adquiridos 27 milhões de euros, naquela que foi a primeira ida às compras após três semanas de pausa.

No cabaz das compras, o BCE levou para casa dívida portuguesa de curto prazo no dia 29 de Fevereiro, segundo fontes citadas pela Bloomberg. Compras feitas em meados ou final da semana acabam muitas vezes por só ser contabilizadas na semana seguinte.



As compras abrandaram desde que o BCE começou a oferecer aos bancos liquidez ilimitada com um prazo de três anos em Dezembro, injetando mais de um bilião de euros no sistema financeiro.

Com isso, o banco central gerou uma «corrida» dos bancos às obrigações soberanas, reduzindo a necessidade da sua própria intervenção.

Um dos membros do conselho do BCE, Ewald Nowotny, afirmou que o programa de compra de dívida pública está «mais ou menos em stand by».

Apesar das reportadas compras, a taxa de juro das obrigações portuguesas tem estado a subir, com receio de que o nosso país siga o caminho da Grécia e reestruture também a sua dívida. A taxa das obrigações a 10 anos caiu do recorde de 18,29% registado no fim de Janeiro para 13,12%, continua muito acima da média registada em 2011, que foi de 10,17%.
Continue a ler esta notícia