BCE: mais uma semana sem comprar dívida pública - TVI

BCE: mais uma semana sem comprar dívida pública

Mario Draghi

É a quarta vez em cinco semanas que tal acontece. Programa está, para já, em suspenso

Relacionados
O Banco Central Europeu (BCE) não comprou dívida soberana dos países da Zona Euro na semana passada, colocando o seu programa de compra de dívida em hibernação, como escreve esta segunda-feira a Reuters.

Isto depois de, na semana anterior, a instituição liderada por Mario Draghi ter adquirido 27 milhões de euros em dívida europeia.

Contas feitas, esta é a quarta vez em cinco semanas que o BCE fica de fora dos mercados, desde que iniciou o seu polémico programa de compra de obrigações, em maio de 2010. O seu valor total é de 218 mil milhões de euros.

O aumento do apetite dos investidores pelas obrigações europeias influenciou claramente esta decisão do BCE, justifica a Reuters.

E o BCE só mantém o programa por nossa culpa: Portugal e outros países da Zona Euro com juros da dívida bastante elevados impedem o BCE de encerrar o programa de compra de obrigações definitivamente.

Para ajudar a banca, a autoridade monetária lançou, no final de fevereiro, o seu segundo programa de injeção de liquidez à banca, no valor superior a meio bilião de euros, em empréstimos a três anos a 800 bancos. Em dezembro, o BCE lançou uma operação idêntica no valor de 489 mil milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados