BES reforça participação no Moza Banco - TVI

BES reforça participação no Moza Banco

Aquisição é de mais 18,9% do capital

O Banco Espírito Santo (BES) anunciou a aquisição de 18,9% do capital do Moza Banco, operação que aguarda ainda autorizações, que permite à instituição liderada por Ricardo Salgado reforçar a sua participação para 44 por cento.

Em comunicado ao mercado na última noite, o BES informou que celebrou, através da BES África, um acordo para a aquisição da participação de 18,9% que a Geocapital detém no capital social do Moza Banco.

«Após a concretização desta operação, o BES vai passar a deter uma participação de 44% do capital social, continuando a Moçambique Capitais a ser o acionista maioritário do Moza Banco», adiantou a instituição em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Esta aquisição está sujeita à verificação de um conjunto de condições, entre as quais a obtenção dos consentimentos e autorizações necessários à operação, acrescenta.

De acordo com as informações disponíveis na página da Internet, a estrutura acionista do banco é composta pela Moçambique Capitais, empresa de investimentos moçambicana que detém 50,1%, o BES África (Grupo Banco Espírito Santo) com 25,1% e a Geocapital, uma sociedade de investimentos luso-macaense, que detém 24,5% e agora assinou o acordo para vender a sua participação na totalidade.

A integração do BES na estrutura acionista do Moza Banco, em janeiro de 2011, «veio alavancar a atividade do Banco, permitindo uma maior aceleração no processo de expansão da rede, reforçando a infraestrutura tecnológica da instituição», refere a instituição financeira moçambicana.

Em dezembro de 2012, o Moza Banco operava 20 agências e 32 unidades de negócio, atingindo o total de 10.626 clientes dos quais 79% representavam o segmento de retalho, 10% corporate, 11% private e 1% institucional.
Continue a ler esta notícia