Bolsa: o que vai marcar a semana - TVI

Bolsa: o que vai marcar a semana

Bolsa

Negociações terminam mais cedo. Sexta-feira é feriado

Numa semana mais curta do que o habitual, já que na sexta-feira é feriado, os mercados vão estar atentos aos indicadores sobre o mercado imobiliário e à continuação da época de apresentação de resultados, tanto nos EUA como na Europa.

Na Europa, na terça-feira, o Eurostat divulga a produção da construção referente ao mês de Fevereiro.

Também esta semana serão conhecidos os valores preliminares dos indicadores qualitativos PMI da indústria e serviços da Zona Euro e da Alemanha.

Ambos os indicadores «deverão recuar no mês de Abril» mas «mantendo-se em terreno indicativo de expansão económica», disse à agência Lusa a analista de acções Telma Santos, do Millennium BCP, a partir do consenso dos analistas contactados pela agência de informação financeira Bloomberg.

Também o indicador IFO, do sentimento empresarial alemão, deverá cair ligeiramente de «111,1 para 110,5 pontos em Abril».

As duas componentes do índice deverão contribuir para a queda generalizada: o clima actual deverá cair de 115,8 para 115,5 pontos, enquanto as expectativas para os próximos seis meses deverão passar de 106,5 para 105,6 pontos.

O que prende atenções do outro lado do Atlântico

Nos EUA, o destaque vai para o mercado imobiliário, sendo esperado que o indicador da NAHB (Associação Nacional de Construtores de Casas norte-americana) se «mantenha inalterado», enquanto as licenças de construção e as casas em início de construção deverão «retomar a tendência positiva» ao aumentar 1,1% e 9,6% em Março, respectivamente, segundo Telma Santos. Também as vendas de casas usadas deverão aumentar 2,5%.

Em termos macroeconómicos, é esperado um aumento de 0,3% em Março dos Leading Indicators (relatório que compreende vários índices já divulgados e serve como antevisão sobre o desempenho da economia), enquanto o indicador de clima económico Philadelphia Fed Index deverá cair de 43,4 para 37 pontos em Abril.

Ainda do outro lado do Atlântico continua a apresentação de resultados de empresas norte-americanas. O destaque vai para o sector financeiro: bancos como Goldman Sachs, Morgan Stanley e Citigroup, entre muitos outros, divulgam as suas contas, assim como das empresas Apple, IBM, Intel, McDonald¿s, Yahoo! ou General Electric.

Na Europa, as empresas Nokia, Fiat e Philips também dão a conhecer as contas do primeiro trimestre esta semana.

Em Portugal, a Portucel apresenta os resultados na quarta-feira, depois do fecho do mercado. Já esta segunda-feira realiza-se a assembleia-geral anual do BCP, no Porto.

Na sexta-feira, como é feriado, as bolsas tanto norte-americanas como europeias vão estar fechadas.
Continue a ler esta notícia