Bolsas animadas com avanço nas negociações dos EUA - TVI

Bolsas animadas com avanço nas negociações dos EUA

Mercados

Banca lidera ganhos, comunicações corrigem

As bolsas europeias seguem animadas esta terça-feira, ainda que com ganhos moderados, a rondar os 0,5%, depois de as negociações nos EUA para travar o precipício orçamental terem feito progressos esta noite.

O Presidente Barack Obama apresentou uma nova proposta de aumento de impostos para 2013, o que representa uma cedência. Fica assim mais perto um acordo com os republicanos para travar o pacote de medidas de austeridade que entraria automaticamente em vigor em janeiro.

Lisboa acompanha a tendência internacional, e o PSI20 avança 0,34% para 5.658,14 pontos. Em destaque estão os ganhos dos bancos, com o BES em alta de 1,52% para 87 cêntimos, o BCP a ganhar 1,35% para 7,5 cêntimos e o BPI a avançar 1,23% para 91 cêntimos.

Nas comunicações, e depois do anúncio de fusão entre a ZON e a Optimus, da Sonaecom, que ontem causou agitação nos títulos das comunicações, hoje o dia é de correção.

A PT, uma das mais penalizadas com o negócio (vê aparecer o seu maior concorrente), recupera hoje 1,03% para 3,83 euros. Já a Sonaecom segue na linha de água e a ZON cai 2,24% para 2,92 euros, liderando a tabela das quedas, depois de ontem ter disparado quase 6,5%.

Nota ainda no verde para a EDP, que ganha 0,66% para 2,29 euros, no dia em que o presidente do seu principal acionista, a chinesa China Three Gorges, é recebido pelo Presidente da República. A empresa disse já estar interessada em adquirir os últimos 4% da elétrica, que ainda estão nas mãos do Estado português.

Nota final para as ações da Banif SGPS, que foram suspensas de negociação após o registo da fusão por incorporação da holding no Banif SA. Os acionistas da SGPS passam a ser acionistas do banco e a próxima sexta-feira é o último dia de negociação para as ações da holding.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE