Bolsas em queda ligeira sem novidades na crise do euro - TVI

Bolsas em queda ligeira sem novidades na crise do euro

Mercados

Espanha vai esperar pelo BCE

As bolsas europeias continuam em queda ligeira, que não chega a meio ponto percentual. Os investidores continuam à espera de novidades num eventual resgate a Espanha, depois de o comissário europeu Olli Rehn ter dito que o país tinha «mente aberta» em relação ao assunto, mas nessa frente não deverão haver novidades até setembro.

Tudo porque, como reiterou o chefe do executivo espanhol, Mariano Rajoy, Madrid não tomará nenhuma decisão até que se conheçam as regras do plano do Banco Central Europeu (BCE) para ajudar os países em dificuldades.

Na outra frente da crise, a Grécia, o «Financial Times» escreve hoje que Atenas vai pedir aos parceiros mais dois anos para aplicar o programa de austeridade da troika.

Na mira dos investidores estão também fatores externos, como os sinais de abrandamento da economia chinesa, e o indicador de produção industrial nos EUA, que pode dar alguma indicação sobre se a Reserva Federal vai ou não avançar com mais estímulos à maior economia do mundo.

Em Lisboa, o PSI20 acompanha a tendência e perde 0,21% para 4.826,34 pontos.

A Jerónimo Martins regista uma das maiores descidas: 0,81% para 13,48 euros.

Na banca, o BPI é o que mais desce, recuando 0,74% para 54 cêntimos, com o BES a perder 0,4% e o BCP estável.

A Galp também penaliza, ao deslizar 0,47% para 11,66 euros mas, na energia, a EDP impede um pior comportamento da praça. É o único dos pesos pesados no verde e avança 0,57% para 1,94 euros.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE