Bolsas esquecem Moody's e animam-se (desta vez) com Grécia - TVI

Bolsas esquecem Moody's e animam-se (desta vez) com Grécia

Depois de uma manhã caótica por causa do corte de «rating» a França, mercados recompõem-se e até esperam boas notícias para a Grécia

As bolsas europeias fecharam em alta esta terça-feira, num sentimento de recuperação, depois de terem sido castigadas grande parte da sessão pelo corte de «rating» da Moody's a França. A alimentar este fecho positivo dos mercados acionistas está a expectativa em torno da reunião do Eurogrupo.

Frankfurt pulou 0,69%, Paris ganhou 0,65% Lisboa trepou 0,48% (para 5.271,77 pontos), Madrid valorizou 0,19% e Londres subiu 0,18%. A única exceção foi Milão, que perdeu 0,25%.

Apesar de França ter perdido a notação máxima (de triplo A para Aa1) por parte da Moody's, devido a fracas perspetivas, e de ter ficado com o «outlook» negativo - o que deixa antever novos cortes no rating - houve outra notícia que animou, perto do fecho, os investidores. O mercado acredita que os países da Zona Euro vão conseguir chegar a um acordo sobre a Grécia, ou seja, espera-se que na reunião do Eurogrupo, desta tarde, seja desembolsada a tranche necessária para evitar a bancarrota em Atenas.

Já a nível nacional, o destaque vai para os títulos da Galp Energia que subiram 1,59% para 12,45 euros e para os da Jerónimo Martins, que avançaram 1,55% para 14,08 euros.

Já a elétrica EDP fechou estável nos 1,94 euros.

Por outro lado, a travar maiores ganhos ficou a Portugal Telecom (PT) que caiu 0,05% para 3,63 euros.
Continue a ler esta notícia