Bolsas europeias em queda, Lisboa escapa - TVI

Bolsas europeias em queda, Lisboa escapa

Bolsa

BES e EDP põem PSI20 a salvo

As bolsas europeias abriram esta quarta-feira em queda, depois de também os mercados norte-americanos terem encerrado no vermelho na terça-feira. Os investidores aguardam dados económicos como a produção industrial da Zona Euro e as vendas a retalho nos EUA.

A maior queda entre as praças do Velho Continente cabe a Londres, mas não chega a ser muito significativa: 0,55%. Lisboa, apesar de também já ter pisado o terreno negativo, avança uns ligeiros 0,03% para 5.299,88 pontos.

A manter a praça acima da linha de água estão sobretudo a EDP e o BES. A elétrica sobe 0,61% para 1,97 euros, com a Galp, no mesmo setor, a avançar cerca de 0,2%. Já o BES, trepa 0,25% para 80 cêntimos, depois de ter anunciado ontem os resultados dos primeiros nove meses do ano: os lucros caíram 47,4% para 90,4 milhões de euros, acima do esperado pelos analistas. O BPI também sobe mais de 0,2%.

No vermelho, a travar maiores ganhos, notas para a PT, que recua 0,27% para 3,75 euros, mesmo depois de a sua participada no Brasil, a Oi, quase ter duplicado os lucros no terceiro trimestre do ano, e para a Jerónimo Martins, que desce 0,47% para 13,82 euros.

A maior queda, no entanto, é a do BCP: 1,39% para 7,1 cêntimos.
Continue a ler esta notícia