Bolsas europeias renovam máximos e Lisboa junta-se aos ganhos - TVI

Bolsas europeias renovam máximos e Lisboa junta-se aos ganhos

Bolsa

Resultados empresariais têm surpreendido pela positiva. EDP destaca-se

As bolsas europeias abriram esta última sessão da semana em alta, animadas por resultados empresariais que tem superado as estimativas dos analistas. O principal índice europeu, o Stoxx 600, registou mesmo o valor mais alto desde junho de 2008.

A ajudar está também a notícia de um aumento das exportações alemãs, sinal de que a economia europeia pode estar finalmente a começar a recuperar. O maior ganho cabe a Milão, que avança 1,4%.

Em Lisboa, o PSI20 trepa 0,82% para 6.315,43 pontos. Cá dentro, à semelhança do que acontece nas outras praças, os últimos dias têm sido marcados pelos resultados empresariais.

A EDP destaca-se com um ganho de 1,92% para 2,66 euros, depois de ontem ter anunciado lucros de 335 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, apenas 1% menos que no mesmo período do ano passado, quando os analistas apontavam para um queda de 12%.

Quem também apresentou resultados ontem foi a Sonae. A empresa que detém os hipermercados Continente ganhou 9 milhões de euros até março, 4,5 vezes mais que nos primeiros três meses do ano passado. As ações lideram os ganhos na praça nacional ao subirem 3,43% para 78 cêntimos, tendo mesmo atingido já o valor mais alto desde maio de 2011.

Nota ainda para a banca, onde o BCP ganha 1,91% para 10,7 cêntimos e o BPI avança 1,15% para 1,14 euros. O BES é o único a seguir estável, nos 81 cêntimos, depois das fortes quedas das últimas sessões em que o banco tem sido pressionado pelos prejuízos apresentados no primeiro trimestre do ano. As perdas, inesperadas, acabaram por levar vários bancos de investimento a cortar a avaliação das suas ações. Hoje foi a vez da Société Générale.
Continue a ler esta notícia