Bolsas europeias seguem mistas inquietas com situação no Iraque - TVI

Bolsas europeias seguem mistas inquietas com situação no Iraque

Bolsa

Preço do petróleo a subir desde 9 de junho por causa da instabilidade na região

As principais bolsas europeias abriram esta sexta-feira mistas, com os investidores inquietos com a situação no Iraque, da qual já resultou uma significativa subida do preço do petróleo desde 9 de junho.

Cerca das 09:05 em Lisboa, o Euro Stoxx 50, índice que representa as principais empresas da zona euro, estava em baixa, a descer 0,11% para 3.311,23 pontos.

As bolsas de Londres e Frankfurt estavam a subir 0,29% e 0,02%, respetivamente, enquanto as de Paris, Madrid e Milão estavam em baixa, a cair respetivamente 0,10%, 0,01% e 0,50%.

Depois de ter iniciado o dia em baixa, a Bolsa de Lisboa mantinha a tendência e, cerca das 09:05, o principal índice, o PSI20, estava a cair 0,33% para 7.172,90 pontos.

Em Nova Iorque, Wall Street terminou em alta ligeira na quinta-feira, com o Dow Jones a subir 0,09%, para 16.921,46 pontos, depois de ter subido a 10 de junho até aos 16.945,90 pontos, um máximo de sempre desde que foi criado, há 128 anos.

Ao nível cambial, o euro abriu hoje em baixa no mercado de divisas de Frankfurt, mas acima dos 1,36 dólares, a cotar-se a 1,3626 dólares, contra os 1,3634 dólares no encerramento da sessão anterior.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou na quinta-feira o câmbio de referência da divisa europeia em 1,3620 dólares.

Entretanto, o cenário internacional continua condicionado pelas tensões na Ucrânia, mas sobretudo no Iraque, com os investidores atentos aos desenvolvimentos da escalada de violência naquele país e da deslocação da ofensiva dos 'jihadistas' sunitas para Bagdade, que poderão provocar perturbações na oferta deste país produtor e consequentemente nos preços do «ouro negro».

Na quinta-feira, o presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou o envio de 300 assessores militares para o Iraque para recolher informação e treinar na retaguarda as forças iraquianas e admitiu manter em cima da mesa a opção de avançar com uma ação militar «seletiva se a situação o exigir».

O preço do barril de petróleo tem estado a subir desde o início da ofensiva dos jihadistas sunitas no Iraque a 09 de junho e só nesta semana já disparou 1,4%.

O barril de petróleo Brent, para entrega em agosto, abriu hoje em alta, acima dos 115 dólares, a cotar-se a 115,02 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 1,73% do que no encerramento da sessão anterior.

O Iraque produz atualmente 3,33 milhões de barris por dia, segundo a Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), sendo o segundo maior produtor de petróleo mundial, a seguir à Arábia Saudita e à frente do Irão e do Kuwait.
Continue a ler esta notícia