Bruxelas suspeita que preços do petróleo estão a ser manipulados - TVI

Bruxelas suspeita que preços do petróleo estão a ser manipulados

Petróleo

Comissão europeia está a investigar o caso. Nos últimos dias houve buscas nas instalações de várias petrolíferas internacionais

A Comissão Europeia tem suspeitas de manipulação das cotações do petróleo, o que acaba por influir também nos preços dos combustíveis. O caso está a ser investigado.

Em causa está a fixação das cotações Platts que, segundo a Autoridade da Concorrência, são responsáveis por cerca de 40% do preço dos combustíveis em Portugal.

A Platts é detida pela McGraw Hill, o mesmo grupo que controla a agência de rating Standard & Poor's.

«A Comissão desconfia que as companhias possam, em conluio, ter reportado informações distorcidas à agência de divulgação de preços [Platts] e assim ter manipulado as cotações de vários produtos petrolíferos», explica a Comissão Europeia num comunicado publicado ontem.

Nos últimos dias, antes de sido ter anunciada a investigação, foram levadas a cabo buscas nas instalações de alguns gigantes do sector, como a Shell, a BP e a Statoil. De acordo com a Reuters, as suspeitas de Bruxelas estão relacionadas com a forma como as cotações Platts são calculadas e, indiretamente, nas cotações de outras matérias-primas, que levam a distorções nos preços finais cobrados aos consumidores.

As cotações Platts têm por base dados fornecidos por vários intervenientes, desde as petrolíferas aos bancos de investimento, e até grandes consumidores, como as companhias áreas. Nenhuma das partes é obrigada a prestar informação, mas a participação é vantajosa, já que é uma forma de poder influenciar a formação de preços. Estas cotações servem de referência à larga maioria dos negócios realizados no mercado petrolífero.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE