DBRS ameaça descer rating de Portugal - TVI

DBRS ameaça descer rating de Portugal

Portugal (arquivo)

Agência de rating canadiana mantém a nota mas avisa que há riscos, sobretudo relacionados com o fraco crescimento económico do país

A agência de notação financeira canadiana DBRS manteve a avaliação da dívida pública de Portugal em «BBB baixo», o último degrau antes do «lixo» financeiro, considerando que o país fez progressos significativos. Mas a agência avisa que a tendência de evolução da classificação portuguesa é negativa, ou seja, pende sobre o país a ameaça de um corte de rating.

Na escala da DBRS, a notação atribuída a Portugal é relativa a um crédito de qualidade «aceitável mas suscetível a mudanças nas condições económicas ou financeiras».



Na nota emitida esta quarta-feira, a DBRS explica a manutenção da nota com o facto de Portugal ter obtido «progressos significativos na consolidação das finanças públicas, na resolução de desequilíbrios externos e na implementação de reformas estruturais», «apesar de um ambiente externo desfavorável».

Mas a perspetiva de evolução desta notação é «negativa», devido à «incerteza substancial quanto ao crescimento» da economia portuguesa. «Em concreto, uma intensificação da crise da zona euro pode ter um impacto negativo sobre as perspetivas de crescimento de Portugal (¿) o que dificultaria a consolidação fiscal e os esforços de Portugal para estabilizar a sua dívida pública», refere.

No entanto, a agência admite que a perspetiva da dívida portuguesa pode passar de negativa para estável se «o empenhamento político na correção dos desequilíbrios orçamentais seja sustentado», e se «os riscos que ameaçam o crescimento económico baixem».
Continue a ler esta notícia