Descoberta maior fraude de sempre na bolsa chinesa - TVI

Descoberta maior fraude de sempre na bolsa chinesa

Uma correctora bolsista estupfacta com mais um dia negro nas bolsas. (REUTERS/Lee Jae Won)

Regulador do mercado chinês já tinha anunciado «tolerância zero» contra este tipo de delitos

Relacionados
Foi descoberta a maior fraude de sempre na bolsa chinesa. Nas duas décadas de história das praças da China nunca se tinha visto nada assim. Foi a Comissão Reguladora do Mercado de Valores do país (CRMV), a entidade semelhante à nossa CMVM, que trouxe a público o maior caso de manipulação do mercado de valores chinês até à data, depois de, em Novembro, ter anunciado «tolerância zero» contra este tipo de delitos.

A empresa Guangdong Zhong Hengxin recorreu a 30 analistas de bolsa que difundiam recomendações de investimento na televisão e noutros meios e, dessa maneira, conseguiam influenciar o volátil mercado chinês, «extremamente sensível a rumores», nota o «El Mundo».

Segundo avança o próprio diário oficial chinês «Shanghai Daily», estas manobras traduziram-se em benefícios ilegais que alcançaram os 426 milhões de yuanes, qualquer coisa como 50,2 milhões de euros.

A empresa em causa vinha adquirindo acções a baixo preço que, graças às recomendações dos analistas que contratava, conseguia vender depois a um preço acima do valor real.

De modo a conseguir ocultar estas operações ilegais, a companhia utilizava 148 contas de investimento diferentes.

No total, foram realizadas transacções no valor de 57.200 milhões de yuanes, o equivalente a 6.740 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados