Dívida: França coloca 2,5 mil milhões com taxa abaixo dos 2% - TVI

Dívida: França coloca 2,5 mil milhões com taxa abaixo dos 2%

Procura das obrigações foi quase três vezes superior à oferta

A França colocou esta quinta-feira dívida a 10 anos a um juro abaixo dos 2%, o que aconteceu pela primeira vez desde que o presidente François Hollande procurou revitalizar a segunda maior economia da Europa.

O Tesouro vendeu 2,01 mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro, que vencem a 2022, à taxa de juro média de 1,94%, que compara com o recorde anterior de 2,07% do leilão com características semelhantes, realizado em janeiro passado.

A França também vendeu 2,5 mil milhões de euros de obrigações a sete anos e 2,47 mil milhões de euros em dívida a oito anos.

A procura das obrigações foi quase três vezes superior à oferta, fixando-se no nível mais alto alcançado em qualquer dos leilões efetuados este ano.

«A descida dos juros ajudará a revitalizar a economia francesa que estagnou nos últimos dois anos e poderá permitir combater o desemprego que está em máximos de 13 anos», disseram analistas, citados pela Bloomberg.

O ministro das Finanças francês, Pierre Moscovici, considerou hoje que a descida dos juros «mostra que o país precisa de continuar a reduzir o défice orçamental».

«Pela primeira vez conseguimos colocar dívida abaixo dos 2% no prazo dos 10 anos», destacou Moscovici, que falava em Estrasburgo.

«Se queremos continuar temos que manter a nossa credibilidade. Um país que tem mais dívidas é um país que se enfraquece a si próprio».

O défice orçamental francês representou 4,8% do Produto Interno Bruto em 2012, superior à meta de 4,5% com que o governo gaulês se comprometeu com a Comissão Europeia.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE