Dívida pública: BCE fechou a torneira? - TVI

Dívida pública: BCE fechou a torneira?

Mario Draghi

Autoridade monetária não compra dívida há duas semanas consecutivas, algo que não acontecia desde agosto

O Banco Central Europeu (BCE) não comprou títulos de dívida soberana na semana passada, pela segunda semana consecutiva, algo que já não acontecia desde o início de agosto, quando a instituição liderada por Mario Draghi começou a comprar dívida italiana e espanhola.

O BCE começou a comprar obrigações de vários países para os ajudar a enfrentar a crise mas, desde que lançou o primeiro empréstimo a três anos aos bancos, em Dezembro, a compra de dívida soberana diminuiu. E parece mesmo que chegou o momento da autoridade monetária ter fechado a torneira.

«Parece que Draghi está a retirar aos poucos este estímulo. A compra de dívida soberana é agora muito menos relevante à luz dos empréstimos maciços para os bancos», disse Christian Schulz, antigo economista do BCE e agora membro do Banco Berenberg em Londres, citado pela Bloomberg.

A autoridade monetária lançou uma linha de 489 mil milhões de euros a três anos para os bancos e prepara-se para um segundo empréstimo no valor de 470 mil milhões ao sector financeiro europeu.

Já em termos de obrigações, o valor total de dívida soberana detido em carteira pelo BCE ronda os 219,5 mil milhões de euros.
Continue a ler esta notícia