EUA: dívida quase bate o PIB, mas rating é o melhor - TVI

EUA: dívida quase bate o PIB, mas rating é o melhor

Só que risco de não haver dinheiro para pagar aos credores é muito menor do que nos países da Europa

Relacionados
São precisos 15 números para contabilizar a dívida pública dos EUA, que ultrapassa os 14 biliões de dólares. É quase o equivalente ao Produto Interno Bruto (PIB).

Apesar do elevado endividamento e do défice orçamental ser maior do que em muitos países europeus, os EUA têm o rating mais elevado do mundo. É que o risco de não haver dinheiro para pagar aos credores é muito menor do que nos países da Europa.

Vejamos: com uma dívida equivalente a 98% da riqueza produzida e um défice orçamental de 9%, os EUA têm nota máxima nas três agências de rating. Ao contrário do que está a acontecer na Europa, as agências não atribuem risco de incumprimento ao Estado norte-americano.

Mas há quem defenda que as agências de rating estão a usar dois pesos e duas medidas. Este ano, a dívida pública norte-americana deverá ultrapassar os 15 biliões de dólares. E estima-se que continue a crescer chegando acima dos 20 biliões em 2016.

De acordo com as previsões orçamentais, o défice norte-americano vai atingir o valor mais alto de sempre este ano. A redução só começa a verificar-se a partir de 2012, mas é feita sobretudo à custa do aumento da receita.

As estimativas mostram que a despesa do Estado vai continuar a crescer mais um bilião de dólares nos próximos cinco anos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados