Fusão: Zon e Sonaecom disparam mais de 15% em bolsa - TVI

Fusão: Zon e Sonaecom disparam mais de 15% em bolsa

Início de negociações para fusão anima bolsa nacional

Relacionados
As ações da Zon Multimédia e da Sonaecom abriram em forte alta nesta segunda-feira, depois de ter sido anunciado um acordo entre Isabel dos Santos e a Sonaecom para avançar com uma fusão, via incorporação da Optimus na Zon, um negócio que deverá criar fortes sinergias.

Os títulos da Zon dispararam 15,5% e os da Sonaecom cerca de 17%, pouco depois da abertura das negociações. A esta hora, a primeira soma 13,75% para 3,202 euros (novo máximo desde julho de 2011) e a segunda trepa 13,93% para 1,750 euros, (novo máximo de fevereiro de 2010).

Já a casa mãe, Sonae SGPS, pula 9,45% para 0,73 euros, numa altura em que o índice português, PSI20, soma 0,73% para 5.666,59 pontos.

A contrariar está a Portugal Telecom (PT), que perde 1,83% para 3,750 euros.

Na sexta-feira, ao final da tarde, a Sonaecom revelou que chegou a acordo com a principal acionista da Zon, a empresária angolana Isabel dos Santos, para avançar com uma fusão entre a Optimus e a dona da TV Cabo, sendo que a operação ainda terá de ser aprovada pelos reguladores, ou seja, a Autoridade da Concorrência. A operação deverá ficar concluída em julho do próximo ano.

Os analistas dizem, citados pela Reuters, que que a fusão vai permitir criar sinergias no valor de entre 300 milhões e 500 milhões de euros.

A empresa de telecomunicações que resultar desta fusão será a segunda maior de Portugal, atrás da líder Portugal Telecom (PT).
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE