Grécia preocupa bolsas europeias no início da semana - TVI

Grécia preocupa bolsas europeias no início da semana

Gráfico

BES e BCP entre as maiores quedas da manhã

As bolsas europeias abriram a semana em queda, preocupadas com o impasse na Grécia, onde o primeiro-ministro ainda não conseguiu chegar a acordo com os partidos que suportam o Governo de coligação para aprovar as medidas de austeridade para 2013.

As medidas, que deverão constar do Orçamento do Estado para o ano que vem, irão a votos no Parlamento grego esta quarta-feira, mas as conversações de última hora mantidas por Antonis Samaras e pelo seu parceiro socialista Evangelos Venizelos, com os restantes partidos, não têm-se mostrado infrutíferas.

A maior queda cabe à bolsa de Madrid, a perder 1,09%, mas as restantes também registam descidas. Lisboa apresenta a queda menos significativa: o PSI20 cai 0,37% para 5.363,87 pontos, num dia em que a banca volta a liderar a tabela das perdas.

O BES recua 1,43% para 76 cêntimos e o BCP também desliza 1,41% para 7 cêntimos por cada ação. O banco apresenta os resultados dos primeiros nove meses do ano esta tarde, após o fecho do mercado, sendo que os analistas apontam para prejuízos de 800 milhões de euros.

No vermelho seguem ainda outros pesos pesados, embora com descidas menos acentuadas: a PT desce 0,64% para 3,88 euros e a EDP cede 0,29% para 2,07 euros.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE